Como citar:

CARVALHO, Daniel; CARNEIRO, Rafael; MARTINS, Helen Fernanda Alves; SARTORATO, Eduardo. Pesquisa Bibliográfica. Goiânia, 16 jun. 2004. Disponível em: http://pesquisabibliografica.blogspot.com.br. Acesso em dia mês. ano.

Conceito e definição

Na fase inicial de um desenvolvimento de investigação é preciso fazer a pesquisa bibliográfica com o intuito de saber: Saber se alguém já publicou as respostas às questões propostas e decidir se é interessante repetir a investigação com os mesmos objetivos; saber quais os métodos utilizados em investigações similares e averiguar o melhor para ser aplicado; enquadrar o nosso estudo em um modelo de casualidade, diferenciando a variável resposta e as variáveis interferentes, facilitando assim, a identificação dos meios para controlá-las logo no inicio, não deixando que estas confundam nosso resultado.

Sendo assim, uma boa definição do que seria a pesquisa bibliográfica é a busca de uma problematizacão de um projeto de pesquisa a partir de referencias publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e cientificas. Ela constitui uma excelente técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica, de conhecimento, e o treinamento cientifico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

A consulta de fontes consiste: na identificação das fontes documentais (documentos audiovisuais, documentos cartográficos e documentos textuais), na analise das fontes e no levantamento de informações (reconhecimento das idéias que dão conteúdo semântico ao documento).

Esta última reflete característica importante de um ávido pesquisador em busca de conhecimento: ser um bom leitor. Por essa qualidade entende-se aquele sabe o que deve ler e primeiro plano (documentos gerais ou trabalhos específicos). Ele deve possuir também um bom vocabulário (o que enriquece o futuro texto e desatola a leitura) assim como uma boa capacidade de fixação no texto e do texto. Não podemos nos esquecer que um bom leitor tem uma velocidade adequada à leitura de vários textos.

A leitura deve ser acompanhada de técnicas de armazenamento, a exemplo, o fichamento. Essa técnica de leitura constitui os arquivos específicos para auxiliar na pesquisa sobre o assunto do projeto de pesquisa. As fichas de palavras-chave podem ser de citação/transcrição, onde se extraem trechos citados ou transcritos na fonte documental, colocando a página ou podem ser ficha-resumo, nas quais se resume o conteúdo da fonte documental pesquisada.